XI MOSTRA DE LITERATURA INFANTIL
Pedro Mésseder foi o convidado de honra da XI Mostra de Literatura Infantil. O escritor esteve na ACEP no dia 19 de Março, para uma conversa com os alunos da EB 1 do Calvário e cativou os presentes com o seu otimismo.
A Mostra deste ano começou com a visita do escritor João Pedro Mésseder e dos alunos da EB 1 do Calvário à ACEP. Numa manhã bastante atarefada, miúdos e graúdos descobriram o prazer da poesia, através de oficinas de escrita e de uma conversa com o escritor.
Num auditório repleto, iniciou-se a conversa com o escritor com uma apresentação do livro “Romance do 25 de Abril”. De seguida, o autor do livro respondeu às diversas questões levantadas pelas crianças. Entre as inúmeras revelações, João Pedro Mésseder notou aos presentes que “vivemos num dos melhores países do mundo e que devemos tornar a fazer do nosso país, um país bom, como se fez no 25 de Abril”. O autor confidenciou que “há palavras que odeio na língua portuguesa, como: sucesso, êxito, carreira; e outras que gosto, como: rio, sandália, orvalho, vento”.
Sobre os prémios conseguidos, o escritor considera que estes “nunca são sinal que uma coisa é boa ou má”. “Considero que o meu pior livro foi o que teve mais êxito. Nem sempre aquilo que tem muito êxito é o melhor”, defendeu.
Antes de passar a palavra aos mais pequenos, para que estes apresentassem os trabalhos efetuados nas oficinas de escrita criativa na ACEP, João Pedro Mésseder garantiu: “Não posso passar sem escrever. É algo que preciso fazer e sem a qual não posso viver”.
A XI Mostra de Literatura Infantil decorreu de 19 até 23 de Março e foi organizada pela ACEP em colaboração com a Antunes Livreiros – Braga. A Mostra esteve aberta das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00. Durante a semana, a ACEP preparou oficinas de Animação do Livro e oficinas de Escrita, que pretenderam aproximar os pequenos leitores das estórias e dos contos.