Fórum

ANTÓNIO TORRADO

Biografia


António Torrado é poeta, dramaturgo, contista, novelista, professor e formador de professores, contador de histórias, jornalista, editor, director e produtor na televisão...e a lista não tem fim.
Nasceu em Lisboa em 1939, começou a publicar aos 18 anos e não parou mais. A sua produção já ultrapassa a centena de títulos em temas que vão da ficção e poesia aos temas pedagógicos.
A sua bibliografia regista actualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças.

Pela sua obra ganhou numerosos prémios:

  • Prémio Calouste Gulbenkian de Livros para Crianças (1980);
  • Prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura (1984);
  • Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças (1988)

… Entre muitos outros.

  • Alguns dos seus livros foram incluídos na Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People –, nos anos de 1974 e 1996.

 

Formou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário mas foi afastado do ensino por motivos políticos.

Desempenhou cargos na direcção da Sociedade Portuguesa de Autores e participou na criação de uma escola ensino infantil e primário.

É membro da Associação Internacional de Críticos Literários.
Na televisão foi editor, produtor, argumentista e Director do Gabinete de Projectos e Guionismo da RTP.
É Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema.
É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.

 

Segundo o crítico e investigador José António Gomes, “Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil.”

 

Quem é para ti António Torrado?

Data 11-11-2022

De Helodiurry

Assunto Hello. And Bye.

Responder

Hello. And Bye.

Data 22-01-2015

De Brogan

Assunto

Responder

Meu amigo primeira encontrei seu blog no Google e ela se referiu o seu blog para me ~ `~ ; . ? ? ) , melhor farmácia valium online [url=https://2getmeds.com/shop/feed/?product_tag=silodosin]farmácias online Jacarta[/url] FIV de farmácia on-line comentários